Ervas, Folhas e Chás

O PODER DOS CHÁS
O chá é a forma de uso mais simples e comum das plantas frescas e secas nos cuidados da saúde. Nele, os princípios ativos são extraídos em água quente. A extração pode ser realizada por diferentes processos:
• INFUSÃO:
Chaleira
Indicada para folhas, flores e plantas frágeis. A planta é colocada em recipiente de louça ou de vidro e coberta com o volume indicado de água quente. Consiste em verter água fervente sobre fragmentos de planta em recipiente apropriado e munido de tampa. Para folhas, flores e erva. Colocar a planta em um recipiente e sobre ele despejar água em início de ebulição, abafar e deixar em repouso por 10 a 15 minutos, coar antes do uso. É importante abafar, principalmente quando se utilizam folhas e flores, para evitar que percam suas propriedades medicinais.
• DECOCÇÃO: “Cozimento” – É uma operação que consiste em ferver-se água juntamente com fragmentos de planta. Frutos, sementes, cascas, raízes e outras partes duras.
5
O tempo para a ebulição é diferenciado para cada planta.
Colocar a erva em um recipiente esmaltado ou de vidro, com água fria e ferver por 10 a 15 minutos (dependendo do quão dura seja a parte utilizada). Deixe repousar por 10 minutos em um recipiente bem tampado, coando após este tempo. Este método é indicado para sementes, cascas de árvores e frutas que são consideradas duras.
MACERAÇÃO:
6
Consiste em deixar a planta em contato com o líquido extrator, à temperatura normal, durante certo tempo. Folhas, frutos, sementes, flores, planta toda. Escolher a erva e lavar em água corrente as partes que serão utilizadas. Deixar a erva de molho em uma substância fria, que pode ser água, leite, vinho, por um período mínimo de 12 horas, para que ela possa desprender seu princípio ativo no líquido. Nesse método, as vitaminas e sais minerais são melhor preservados.
OS CHÁS
receitas-chas-mascaras-pele1
Podem ser tomados quentes, no caso de resfriados, febre e bronquites mornos para insônia e como calmantes; O chá pode ser adoçado com mel frios ou gelados para problemas estomacais ou diarreias.
– Para gargarejos, inalações, compressas e usos externos em geral, o chá deve ser mais forte.
*O chá deve ser tomado sem açúcar e temperatura ambiente nos outros casos.
*O preparo deve ser feito na hora ou para um dia. Nunca deixar o chá de um dia para o outro ou deixar as folhas na vasilha junto com o chá.
O efeito de um chá é maior quando ele é tomado em jejum ou antes do dormir.
A regra geral para a proporção de água e ervas é a seguinte:
– Para cada litro de água, quatro colheres de sopa de erva fresca ou duas colheres de erva seca.
*Adultos devem tomar quatro a cinco xícaras de preparação por dia;
*Jovens, de duas a três xícaras;
*Crianças de dois a dez anos, duas xícaras;
*Crianças de um a dois anos, de meia a uma xícara.
*A melhor maneira de utilizar o chá é com a planta seca. Quando for usada planta verde é bom lavar bem antes, rasurá-la e colocá-la na palma da mão. Fechar o punho, dará a quantia para o chá.
*O chá estimulante, aperitivo e protetor do fígado é sempre bom tomá-lo antes das refeições e o chá calmante, digestivo, anti-fermentativo, o melhor é tomá-lo depois das refeições
*Em outros casos, deve-se tomar em jejum ou entre as refeições.
*Use o chá medicinal no mesmo dia em que ele for preparado, evitando tomá-lo por mais de 15 dias seguidos
Os chás podem ser ingeridos ou usados em banhos, bochechos e compressas.
7
8
9
10
11
COMO PREPARAR OS CHÁS:
O chá poderá ser preparado de diferentes formas, de acordo com a parte da planta a ser utilizada e a sua indicação.
Os chás devem, de preferência, ser preparados em utensílios de
BARRO, ÁGATA, LOUÇA OU COBRE.
12
13
MEDIDAS MAIS UTILIZADAS
4
Um punhado………………………………………. 20-30 g de planta seca e triturada
1 colher pequena………………………………….. 1-6 g de folhas secas e trituradas
1 colher grande…………………………………….. 8-10 g de raízes secas e trituradas
1 colher grande…………………………………….. 3-5 g de folhas
1 pitada ………………………………………………. 1-2 g de flores ou sementes
As receitas de Chás possibilitam o uso de várias Ervas, unindo sabor e poder de cura em uma única xícara.
COMO PREPARAR A INFUSÃO (CHÁS)
14
As plantas medicinais são um importante recurso terapêutico. Controlar a qualidade de uma planta é um desafio. Esse controle exige uma série de cuidados que garantem a pureza e a presença dos princípios ativos, que são as substâncias responsáveis pela sua ação curativa.
O pó da planta é obtido através do processo de moagem da planta seca inteira ou de uma de suas partes, transformando-a em pequenos grãos.
O chá é a forma de uso mais simples e comum das plantas frescas e secas nos cuidados da saúde. Nele, os princípios ativos são extraídos em água quente. A extração pode ser realizada por dois diferentes processos:
As Ervas podem ser empregadas para combater inúmeros problemas, mas há algumas indicações básicas para o seu bom uso.
Para conservar as ervas sem riscos elas devem ser guardadas em recipientes de vidro, lata ou porcelana, nunca em plástico, separando-se as raízes, cascas e sementes das flores e folhas.
Potes
TINTURA:
tinturas
As tinturas são preparações líquidas resultantes da ação dissolvente de um veículo alcoólico sobre drogas de origem vegetal. Elas são obtidas pela maceração da planta fresca ou seca em álcool em diferentes dissoluções.
A partir da maceração, é possível fazer tinturas de quase todas as ervas. A diferença está na preparação feita com álcool, ao invés de água. Deixa-se as partes vegetais frescas ou secas, grosseiramente trituradas, mergulhadas em álcool de cereais durante 15 a 20 dias. Após este período, filtrar e guardar em recipientes de vidro escuro, ao abrigo da luz.
As tinturas podem ser um produto final quando usadas diretamente pelo paciente (por exemplo, tinturas de Calêndula, Arnica, etc.) ou uma matéria prima, quando incorporadas em formulações de uso tópico (pomadas, cremes e géis) ou de uso interno (xaropes). Na Homeopatia elas são chamadas de tinturas-mãe quando servem de origem para o preparo dos medicamentos dinamizados
XAROPE:
xarope
xaropes-caseiros-para-azia-má-digestão-calmante-gripe-tosse
Preparar o chá de plantas, abafado ou cozido, e espessar com açúcar ou mel, fervendo até atingir o ponto de fio. Deve ser preparado em pequena quantidade, guardado em frasco bem limpo e escuro e conservado em geladeira. Útil no tratamento de tosse e bronquite.
CHÁ DE MELISSA E ROSAS: – MELHORA O HUMOR
erva doce
Rosas
Este Chá contém Ervas que revigoram e relaxam ao mesmo tempo.
(Use Pétalas de Rosa de Damasco ou Rosa Vermelha)
CHÁ DE JASMIM E CAPIM LIMÃO: – ALIVIA A ANSIEDADE, REACENDE A PAIXÃO.
Jasmim
capim-limao0002
Este Chá é conhecido como a poção do Amor, é ótimo para ser servido com comida oriental.
Tanto o Jasmim como o Capim – Limão relaxam a mente e aliviam a ansiedade, melhoram a comunicação e acendem a paixão. Se puder, use Capim – Limão fresco.
CHÁ DE GOJI E DAMIANA: – MELHORA O DESEMPENHO SEXUAL
goji
Damiana
A Damiana possui um sabor característico e alivia a depressão e a ansiedade, além de diminuir a fadiga e melhorar o desempenho sexual. Os frutos de Goji melhoram a fertilidade, fortalecem o coração, aumentam a resistência e amenizam os sintomas da menopausa. O Alcaçuz é um tônico para o coração, reduzindo a fadiga e estimulando as adrenais.
(NÃO TOME ESSE CHÁ NA GRAVIDEZ).
CHÁ DE ROSA MOSQUETA E MIRTILO: – REJUVENESCE
Rosa Mosqueta
cha-de-mirtilo
A Rosa Mosqueta ajuda a manter a quantidade de colágeno da pele; o Mirtilo estimula a circulação, dando rubor a pele, além de ter ação anti-inflamatória. Os frutos de Goji são antioxidantes, enquanto a casca da laranja ajuda na digestão, aumentando a absorção de nutrientes. Pode ser servido quente ou frio.
CHÁ DE CRISÂNTEMO E SABUGUEIRO: – PROTEGE CONTRA FEBRE DO FENO, GRIPES E RESFRIADOS.
crisantamo 2
cha-de-sabugueiro-serve-para-tosse-e-muito-mais
15
Tome essa infusão se quiser aliviar os sintomas da febre do feno ou manter-se longe de gripes e resfriados. Todos os ingredientes reduzem o suor, protegem o corpo de agentes patogênicos e têm ação antialérgica, especialmente contra pólen e poeira. O Crisântemo refresca o corpo, neutraliza as toxinas, e protege o fígado e mantém os olhos limpos e brilhantes.
(Flores de Crisântemo são consideradas um remédio valioso contra infecções e possuem propriedades antibióticas)
CHÁ DE CAMOMILA E ERVA – DOCE: – MELHORA A DIGESTÃO
camomila
cha-erva-doce-beneficios
Tome este Chá em casos de má digestão, gases e acidez estomacal. Ele tem ação anti-inflamatória, calmante e estimula a absorção dos nutrientes, ajudando a regular o intestino.
(Erva-Doce é uma Erva Aromática cultivada desde a Antiguidade. Possui sabor similar ao do Anis).
CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO E BARDANA: – ALIVIA A PELE IRRITADA E ESTIMIULA O FÍGADO E OS RINS.
dente-de-leao
cha-de-bardana-receita-e-beneficios-da-planta
Está mistura clássica de Ervas tem ação anti-inflamatória e ajuda a tratar problemas dermatológicos, como eczema e acne, pois estimula os rins e o fígado e liberam toxinas.
É própria para quem quer se desintoxicar.
CHÁ DE ESCUTELÁRIA E FLOR DE LARANJEIRA: – ALIVIA A DEPRESSÃO
scutellaria_baicalensis1
flor de laranjeira
Este Chá pode ajudar a relaxar e a tranquilizar a mente, especialmente em casos de depressão.
Todas as Ervas dessa infusão são conhecidas por aliviar a tensão, relaxar o corpo e a mente e melhorar o humor e a disposição.
(Os talos, folhas, flores e frutos maduros da laranjeira podem ser usados como fitoterápicos).
CHÁ DE FRUTAS VERMELHAS: – DESINTOXICANTE
frutas vermelhas
frutas verm 2
As folhas das frutas vermelhas são reconhecidas por sua capacidade de cura, revigoramento e rejuvenescimento. Use as folhas para fazer esse Chá na primavera e use-as secas em outras épocas do ano.
INFUSSÃO DE HORTELÃ E CALÊNDULA: – REGULA A MESTRUAÇÃO E É RELAXANTE.
Hortelã-chá-200x150
calendula 2
cha-de-calendula1
Este Chá traz alívio para os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e para as cólicas menstruais. A Hortelã libera as tensões e acalma a mente. A Verbena e a Agripalma são usadas para relaxar e regular a menstruação, além de aliviar dores e tensões. A Calêndula faz bem para o útero e as Rosas têm poder curativo.
(Esta infusão pode ser feita tanto com Ervas frescas como secas; o ideal é toma-la levemente amarga).
(Calêndula tem propriedades adstringentes e anti-inflamatórias e as flores são ricas em antioxidantes.
Calendula flor
CHÁ DE PILRITEIRO E LAVANDA: – FORTALECE O CORAÇÃO E RELAXA OS VASOS E DÁ FORÇA APÓS ROMPIMENTOS.
lavanda
flor lavanda 1
pilriteiro fruto
Pilriteiro flor
Algumas Ervas podem ajudar a acalmar as dores de fim de relacionamentos, solidão e baixa autoestima. O Pilriteiro ilumina o coração, a lavanda relaxa a mente, a Rosa cura corações partidos e o Jasmim e a Flor de Laranjeira renovam as esperanças e a vontade de recomeçar.
CHÁ DE URTIGA E APARINE: – DESINTOXICANTE.
benefícios-do-chá-de-urtiga
aparine (1)
Este Chá é desintoxicante e pode ser tomado em qualquer época do ano. Urtiga e a Aparine podem ser batidas no liquidificador e tomadas como suco. A Aparine ajuda a eliminar líquidos e a desinchar os olhos, enquanto a urtiga nutre o sangue e limpa o organismo, aumentando a produção de urina.
CHÁ DE ALTEIA E VERBASCO: – ALIVIA A TOSSE SECA.
alteia
verbastico 2 16
As Flores e as Folhas de Verbasco e todas as partes da Alteia fornecem substâncias anti-inflamatórias que agem sobretudo nos sistemas respiratório e urinário. Esta infusão também pode ser usada contra tosse seca ou nervosa e bronquite.
CHÁ DE CAVALINHA E CABELO DE MILHO: – DIURÉTICO.
Cavalinha
Cabelo milho
cabelo milho 3
Este Chá refrescante e desintoxicante é especialmente indicado para tratar inflamações ocasionais no trato urinário causadas por micro-organismos não identificados, como alguns casos de Cistite. As Ervas estimulam a urina e diminuem a inflamação.
17
Fizemos uma pesquisa muito prazerosa para vocês, afinal um Chá gelado no verão hummm delicia não é mesmo??
No Inverno uma boa xícara de Chá bem quentinho traz um aconchego…aquece o corpo e o coração. Então que tal fazermos, mas uso das Ervas e aproveitar todos os seus benefícios!
Bem-vindo ao mundo dos Chás ou seria Ervas?
PESQUISAS FEITAS: Livro de receitas Ervas Medicinais (Ed. PubliFolha)
E pesquisas nos Sites: ( Marya Helena). (Terapias de caminhos) (Nova era homeopatia)
(Fotos do Google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário