MATAVENERO: Uma cidade espanhola isolada da civilização

Imagine que você e seus amigos, cansados de tudo que ocorre no Brasil e no mundo, decidam se unir e começar uma nova vida em coletividade no meio das montanhas e uma vila construída, gerida e mantida por vocês mesmos, através de muito trabalho e criatividade. Um lugar onde vocês possam viver segundo suas próprias regras e valores isolados de qualquer tipo de entidade governamental coercitiva e/ou cagadora de regras.
Foi mais ou menos isso que ocorreu em 1989, quando um grupo de hippies decidiu ocupar uma vila medieval abandonada nas montanhas do norte da Espanha em um lugar que hoje é chamado de Matavenero.
Em Matavenero “a maioria das casas são muito pequenas e cheias de pequenos detalhes que explicam os valores morais das pessoas que lá vivem ” define o fotógrafo Antonio Guerra que foi até lá para compor o ensaio “Y tu Sueño“.
Matavenero7
Antonio viajou até a ecovila que fica no meio das montanhas de León no norte da Espanha para fotografar e também para ver de perto como vivem estas pessoas. Algumas das fotos do ensaio “Y Tu Sueño” você confere a seguir e também pode assistir ao documentário sobre Matevenero no final deste post.
A aldeia de Matavenero em 1989 era um lugar abandonado. Ao contrário de outras comunidades na Espanha que vivem ocupadas, esse pequeno grupo de pessoas conseguiu a permissão de autoridades locais para se estabelecerem lá. Na comunidade que hoje em dia é habitada e muito bem cuidada, com jardins diversos, um sistema de transporte, eles ainda abriram os caminhos antigos e atualmente vivem em harmonia com a natureza em uma vida simples e feliz.